Ok, todos já sabem a importância das empresas estarem inseridas e atuarem com as mais diversas mídias digitais existentes atualmente, seja para estruturar suas estratégias online em campanhas, nos eventos ou em lançamentos de produtos. Mas, até que ponto o direcionamento a ser seguido não precisa ser o caminho inverso? Sim, chegamos a um momento em que para se ter sucesso, é a estratégia física que precisa ser baseada no digital (e não ao contrário)! E saiba que os motivos são muitos para “querer colocar a carroça na frente dos bois”. Vamos pensar ao contrário e ter insights juntos?
QUANTOS ITENS VOCÊ COLOCA NO CARRINHO DE COMPRAS?
O processo de compra e consumo não é mais o mesmo que há míseros 5 anos! A flexibilidade e agilidade em se fazer compras e pesquisar informações de onde quer que estejamos por um celular nunca foi tão presente, e por que não dizer fundamental, essencial e imprescindível! Os chamados nativos digitais estão aí para comprovar este fato, não é verdade?
Você já mensurou as métricas do seu negócio para verificar se seus clientes compram mais na loja virtual do que na física, ou, ainda, se pode liberar cupons de descontos no digital para bombar as compras na sua loja física? Vamos mais longe… Será que não seria mais eficaz para a sua estratégia de alavancagem de vendas lançar e vender aquele super produto exclusivamente pela internet?
PRAZER, MARKETING DE CONVERSÃO.
Mas, peraí… Você e sua empresa estão realmente preparados para pensar ao contrário? Vamos ver um exemplo da Nutty Bavarian. Em 2016 ela fez um ação off com sua estratégia baseada na força do digital, tanto para alavancar suas vendas, quanto para aumentar sua notoriedade de branding. Em resumo: as pessoas faziam um cadastro no site e enviavam convites para amigos ganharem e retirarem nas lojas um mini cone de nuts. Quanto mais brindes você espalhava, mais pontos ganhava, que resultava num ranking final com premiação. O resultado dessa brincadeira que começou no online foi mais de 45 mil pessoas retirando o brinde, aumento do engajamento nas redes sociais da marca e mais pessoas apaixonadas pelos nuts. Ou seja, um soco na cara de quem coloca muros e barreiras entre o on e off e suas conversões (ELA NÃO VENDEU NADA ONLINE). E que forma melhor de mensurar e justificar resultados off com métricas do on?
INTERNÊ: AO INFINITO E ALÉM!
Mas se você ainda não se convenceu que suas estratégias off possam urgentemente se basear primeiramente no on, mais um último motivo: o mercado de compra on-line cresce, cresce, cresce e só aumenta! Uma pesquisa feita pelo IAB Brasil mostrou que em 2016 o mercado digital cresceu cerca de 14% em relação ao ano anterior, aproximadamente R$10,4 bilhões! Em outra pesquisa, dessa vez da IPG Mediabrans Magna, confirma que agora, em 2017, a compra de mídia digital vai ultrapassar pela primeira vez a de TV com 40% do Market share!
PRA MORRER DE PAIXÃO: LOVERS! <3
Dona de todo o amor do mundo quando a gente lembra de bancos, a Nu Bank chegou para quebrar todos os paradigmas de como usar estratégias digitais para manter seu negócio sempre crescente! Embora não haja um estabelecimento físico, a Nu pensa totalmente ao contrário atuando de forma digital (e super carinhosa) para efetivar seus serviços e conquistar cada vez mais lovers.
E como não lembrar também do Cemi Jardim da Ressurreição? Uma das páginas mais queridinhas de todos os tempos nas redes sociais! Brincadeiras à parte, com tanto humor e atenção online com os internautas, quem não gostaria de morrer por lá?! rs
Ufa! Definitivamente os resultados digitais estão aí e tomando proporções exponenciais! Cabe agora a você abusar das estratégias digitais, ficar ligado no que está rolando por aí e também pensar ao contrário, MESMO NÃO TENDO UM E-COMMERCE, viu! Vamos nessa?!
Escrito por Bruno Gomes – Especialista em Marketing e Mídias Sociais
Publicado por Will Crug.