Talvez você não saiba o que são esses brinquedos, ou dependendo da idade, vai conhecer o Bilboquê, e quem sabe já ouviu os filhos pedindo um Hand Spinner.
A lista de brinquedos que falarei aqui não é grande, mas acompanhou gerações por décadas, os meninos e as meninas, vou tentar explicar a relação que enxergo entre elas.
O Bilboquê, o Ioiô (da Coca-cola/Russel = SONHO), Bate bag (bolimbolacho/bate-bate/quebra-dedo/brinquedo do capeta) e agora o brinquedo do momento: Hand ou Fidget Spinner.
Existe uma relação grande entre eles: FORAM USADOS (não necessariamente criados) PARA DISTRAIR/PRENDER ATENÇÃO/INTERAGIR CRIANÇAS/ENSINAR, como todo brinquedo.
Isso, se engana aquele que pensa que as “redes sociais” não existiam nas décadas passadas. Elas poderiam não ser digitais, mas existiam. As escolas, as ruas, os vizinhos, todas eram redes sociais diferentes, com pessoas diferentes e forma de atuar diferente. Seria possível até fazer um paralelo entre Facebook, Twitter, Instagram e Youtube entre elas, mas deixamos pra outro momento. E essas redes sociais foram e são as responsáveis por disseminar a popularidade desses brinquedos.
Qual a relação deles? Particularmente acredito que são brinquedos simples e que prendem a atenção das crianças, todos eles demandam coordenação motora, concentração, trazendo benefícios para que brinca. Adultos também brincam rs (EU BRINCO/BRINCARIA).
Como já falei em outros textos, sou apenas um entusiasta tentando entender a influência das da comunicação, do digital, das redes sociais e da inovação nas nossas vidas. Um psicólogo, psiquiatra, pedagogo, educador físico ou qualquer outro especialista ligado a educação infantil pode concordar ou não com o que direi abaixo, mas talvez enxerguem a relação entre esses brinquedos.
Não são apenas as crianças de hoje em dia que precisam de “métodos” para aprender a se concentrar. Se você conhece e vivenciou um dos brinquedos listados acima, possivelmente também foi impactado por um método até mesmo indireto de “FAZER ESSA CRIANÇA FICAR QUIETA”.
Não sou pai, não sei como é educar alguém, mas sou filho e fui criança, também quis um bate bag, me frustrei por não ter um Russel na época, e assim cresci (com MUITOS roxos nos braços, o bate bag da nossa época era realmente QUEBRADOR DE OSSOS, de dentes, etc rsrs).
Imagine você, uma criança num interiorzão do Brasil nos anos 50/60/70/80/90 ou mesmo nas cidades, sem muito o que brincar e “importunando” os pais. Aquele desafio do bilboquê feito de pau, barbante e lata trazia momentos de paz tempo para pais concluírem alguma atividade e interagir as crianças.
OBVIO, elas não tinham os MUITOS estímulos como as crianças de hoje em dia e nem milhares de profissionais dizendo que são hiperativas, que possuem déficit de atenção e muito menos smartphones para dividir a atenção dos pais, mas todos passamos por esse momento, de ser desafiado por algo, seja por encaixar uma lata num pau, seja por rolar um objeto num barbante, seja por bater duas bolinhas uma na outra (estranho esse último rs).
Por isso, se puder, tiver condições e a criança MERECER, COMPRE SIM um hand spinner, não pela moda ou por pensar que seu filho, sobrinho, neto, amigo, “tem problemas” e que o brinquedo vai ajudar a saná-los.
Não, isso você faz dando atenção, educando e muitas vezes ensinando a entender o que é NÃO, conhecendo seu filho.
Compre pois é um brinquedo, assim como aqueles que você já brincou e foi louco por ele, que também dava problema pros professores (a diferença é que “na nossa época” se os pais ficavam sabendo que o filho teve o brinquedo retirado pelo professor, eles ficam PUTOS com as crianças e não com o professor que está ali para dar aula e não dar educação).
Aproveite, e compre um bate bag também, compre um ioiô, compre ou faça um bilboquê, E BRINQUE COM SEU FILHO. Faça competições saudáveis, provoque ele para “bater seus recordes” e vamos ver se você bate o recorde dele de controle do hand spinner. É exatamente isso que eles, as crianças, fazem com os AMIGOS.
Isso pode ser o valor real de um brinquedo para as que já foram ou que hoje são crianças.
Ah, incluiria um pião na lista também 😀
Will Crug
Confira também:
Aprenda a fazer um Hand Spinner com o Iberê, do Manual do Mundo.
Concordando em gênero, número e grau!