Comportamento, Tecnologia, Tendências tecnológicas

Cursos on-line baratos ou gratuitos: mobilidade e aprendizado

Uma engrenagem parada por muito tempo enferruja e para voltar a funcionar de maneira eficiente pode levar algum tempo e muito esforço. Não somos partes mecânicas, mas ficar muito tempo sem praticar o processo de aprendizagem pode nos fazer enferrujar também rs. No dia a dia nos falta energia pra começar um novo curso, uma nova graduação, uma extensão, ler uma curiosidade… “perder” tempo em deslocamentos, menos tempo para descansar ou fazer outras atividades. 

Mas que tal aproveitar o tempo parado em transporte público ou mesmo trocar 15 ou 30 minutos diários que seriam usados em redes sociais por um curso a distância?! A maioria dos cursos pode ser feita pelo smartphone 😀
Sim, existem muitas plataformas atualmente que disponibilizam um verdadeiro universo em cursos profissionalizantes. De níveis iniciantes, básicos a avançados e que muitas vezes não demandam pré-requisitos, pois entende-se que para concluir algo mais avançado a pessoa tem ou busca o conhecimento mínimo (ou cola da web rs, mas não vale heim!)
A modalidade EAD – Ensino a Distância – tem valores reduzidos e pode servir de experimento para saber se você tem aptidão para diversos temas, além de possibilitar mobilidade.
Entre as plataformas, indico as seguintes:
UDEMY – uma das primeiras plataformas do mundo do gênero, oferece cursos completos a partir de R$ 19,90 e muitas vezes fazem promoções e valores podem ser ainda menores.
EDUK – cresceu muito desde o lançamento em 2013, funciona por assinatura anual e na assinatura mais básica (R$ 19,90 por mês) a pessoa pode explorar TODOS os cursos de uma área de interesse escolhido.
As sugestões oferecem certificados e cursos de diversos temas, como culinária básica, Excel avançado, línguas, produtividade, TI, marketing, saúde… com certeza tem algo do seu interesse pessoal e profissional.
Agora a plataforma GRATUITA que mais gosto é a Escola do Trabalho, uma parceria do Governo Federal com a Universidade de Brasília que oferece cursos variados e básicos, mas com certeza pode ser o estopim para descobertas em sua profissão.
Ah, o mais legal, os alunos que concluírem os cursos com a nota mínima exigida, recebem um certificado da Universidade de Brasília (UnB), como cursos de extensão. Demais né?!
Abaixo as áreas de cursos disponíveis:
Agora se você já conhece EAD, quer indicar ou encarar algo mais parrudo, precisa conhecer a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo com cursos de bacharel, licenciatura e até extensão continuada. Os cursos são gratuitos e os certificados são emitidos por universidades públicas estaduais ou federais, a duração dos cursos seguem a mesma de graduações convencionais.
Existe um processo seletivo e as inscrições acontecem duas vezes por ano. É só ficar ligado e conferir também quais as regras pra ingressar nos cursos. Se não pra você, com certeza conhece alguém que pode se beneficiar dessas e de todas as outras plataformas.
Eu já comecei o curso de “Espanhol aplicado no trabalho” na Escola do Trabalhador e aí, vambora fazer a engrenagem rodar?!
Will Crug

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *